Os 30 anos de Portugal no programa Erasmus

Em 1987, quando Portugal aderiu pela primeira vez ao programa, houve 25 alunos a fazer Erasmus. Em 2014, foram 7 mil.

O relatório sobre os 30 anos do Programa Erasmus é apresentado esta sexta-feira no Caleidoscópio do Jardim do Campo Grande, em Lisboa. Um retrato dos estudantes portugueses que, pelo menos por um semestre, largam tudo para ir para outro país.

O relatório explica quais as tendências da participação dos alunos portugueses no programa Erasmus: quantos já saíram, quais as áreas de estudo e as faculdades de onde mais saem e quais as zonas do país em que mais participam.

A evolução é impressionante: em 1987, quando Portugal aderiu pela primeira vez ao programa, houve 25 alunos a fazer Erasmus. Em 2014, foram 7 mil.

Yvette Santos, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é uma das responsáveis pelo relatório, encomendado pela Representação da comissão Europeia em Portugal, e foi a convidada da Manhã TSF desta sexta-feira.

Yvette é, ela própria, um exemplo do sucesso do programa. Veio de França para Portugal, em 2014, para fazer Erasmus, durante a licenciatura. Ainda voltou a terras gaulesas, mas acabou por regressar ao país lusitano, onde concluiu o percurso académico, com o mestrado e o doutoramento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de