Quando a corrupção começa na escola

"Imagens contra a corrupção" é um concurso do Tribunal de Contas que desafia os alunos a pensarem no assunto. Uma das turmas vencedoras tentou mostrar casos de corrupção no dia-a-dia dos alunos.

Pagar para passar à frente na fila da cantina ou copiar num exame. Estes são dois exemplos escolhidos pela turma do 9º C do Externato Infante D. Henrique, em Braga, para mostrar a "pequena corrupção" que existe nas escolas num dos vídeos vencedores do concurso "Imagens contra a corrupção".

A iniciativa é promovida anualmente pelo Conselho de Prevenção da Corrupção que pede aos alunos que discutam o tema e façam desenhos ou vídeos. O objetivo da entidade que funciona junto do Tribunal de Contas é alertar as crianças e adolescentes para estes crimes que normalmente parecem distantes da realidade das escolas.

O concurso deste ano premiou duas escolas na categoria desenhos: a Escola Básica Casal do Cotão e o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva (1º ciclo).

Na categoria de vídeos, as escolas vencedoras foram a Secundária das Caldas das Taipas, o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz (2º ciclo) e o Externato Infante D. Henrique (3º ciclo) que pelo quarto ano consecutivo foi premiado neste concurso.

Eduarda Silva, delegada da turma que fez o vídeo deste ano do externato de Braga explica que a ideia que tiveram foi mostrar aos colegas que a corrupção pode estar muito próxima do seu dia-a-dia e não é, como pensavam de início, algo que apenas afeta a política, os empresários ou o desporto.

"Percebemos", explica, "que também nós podemos cometer corrupção, apesar de vários dos nossos colegas, mesmo depois do trabalho, continuarem a copiar..."

O professor Filipe Pereira, que orientou os alunos, admite que não é fácil levar os jovens a falarem sobre corrupção, pelo que a estratégia que seguiu foi levá-los a perceberem que "todos nós podemos ser corruptos cada vez que tentamos obter um favor prejudicando outros, aproximando o tema à realidade da escola".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de