O Ministério da Educação admitiu, esta quinta-feira, que há escolas sem condições para lecionar a disciplina de Educação Física.
A aferição serve para tirar um retrato ao país
No Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala esta quinta-feira, o secretário de Estado da Educação, ouvido no Fórum TSF, reconhece que existem falhas na área, mas sublinha que as provas de aferição, que se realizam pela primeira vez em maio e nas quais vão participar 90 mil alunos do 2º ano, permite identificar e corrigir essas falhas.
João Costa defende que "a própria preparação das provas já está a ser uma fonte de dados muito importantes". Há escolas a reportar que não têm condições para aplicar as provas, o que para o secretário de Estado da Educação revela que "nunca tiveram condições para o desenvolvimento do currículo". O governante conclui que "o que nos deve preocupar é que essa consciência só seja desenvolvida no momento em que é instituída uma prova".
O secretário de Estado da Educação espera ter dados mais precisos, com a realização da prova de aferição, promete que os problemas serão corrigidos já no próximo ano letivo e adianta que o governo já está a preparar uma formação para os professores do 1º ciclo, na área da Educação Física.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias