A Escola Secundária de Gouveia, no distrito da Guarda, está integrada num Agrupamento de Escolas com 1400 estudantes e 170 professores. A boa disposição dos alunos é fácil de notar e o à vontade com que falam de notas e avaliação também. É o caso de Samuel que no final do período terá melhores resultados: "consegui subir todas as disciplinas para nota 4", afirma.
Ao lado, Miriam que também integra o 9º C, não se queixa de nada. "A escola tem condições e os professores são bons", garante. Para Rodrigo "a única dificuldade são as línguas. Só tenho 3, o resto é tudo 4".
Essa é também a opinião do diretor que reconhece "dificuldades no ensino de línguas estrangeiras. Nas disciplinas científicas não residem preocupações", assegura.
Joaquim Loureiro sabe que o contexto da escola não é o mais favorável, "um território rural, desertificado e marcado pela emigração". Mas, garante, que "ninguém fica sem os mínimos indispensáveis ao bom desempenho: material escolar e refeições". Assegurado o imprescindível, é preciso cuidar do sucesso escolar e "em se notando um problema os professores reúnem e cuidam de o resolver".
Os pais "partilham as preocupações e envolvem-se na vida escolar. Já o corpo docente beneficia da estabilidade da colocação e da partilha de experiências porque nalgumas disciplinas temos dois professores, o titular e um colega que vai ajudar e partilhar experiências num trabalho colaborativo que envolve todos os docentes", explica o professor.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Escola Secundária de Gouveia tem duas associações de pais e encarregados de educação que se envolvem na vida da escola e desde há um ano os melhores alunos começaram a ser premiados e apontados como exemplo a seguir pelos restantes estudantes.