Embaixador da gastronomia

O embaixador Seixas da Costa é conhecido pelas suas opiniões habitualmente relativas à política internacional. Mas a faceta de gastrónomo é mais importante do que se possa imaginar.

Pode um transmontano não ligar a comida? Impossível. É que os produtos naquela região não deixam ninguém indiferente. Não será por acaso que Francisco Manuel Seixas da Costa, nascido em Vila Real, mais conhecido pela sua carreira de embaixador, tem um blogue chamado "ponto come" e nele vai retratando a gastronomia do país por onde passa, vive e trabalha.

Hoje, aposentado da carreira diplomática, Seixas da Costa é um comentador assíduo na comunicação social e ativo nas redes sociais, além da docência universitária, gestão de empresas e consultadoria. Foi embaixador no Brasil, em França, na UNESCO, na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e nas Nações Unidas. No final dos anos 90 foi secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

No seu blogue - tem outro generalista, "Duas ou Três Coisas" - conta histórias, descreve ambientes, fala de pratos, das pessoas por trás dos locais e traça rotas gastronómicas. O domínio da língua e a facilidade na escrita tornam fácil a leitura de qualquer um dos textos. Evita a crítica negativa fácil, pelo menos com os nomes dos espaços em causa, mas percebe-se a liberdade e independência com que escreve sobre os temas.

Augusto Freitas de Sousa (boavida@tsf.pt)

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de