Estátua destruída por jovem ao tentar tirar 'selfie' vai ser restaurada

A estátua de D. Sebastião, que ficou destruída depois de um homem de 24 anos ter subido ao local para tirar uma fotografia, vai ser restaurada, anunciou a Infraestruturas de Portugal em comunicado.

Depois da Direção-Geral do Património Cultural ter avaliado as hipóteses de recuperação da peça, a IP Património, empresa do Grupo Infraestruturas de Portugal, detentora da Estação Ferroviária do Rossio, "irá avançar com o restauro da estátua do rei D. Sebastião, que ornamentava a fachada da Estação do Rossio, destruída num ato de vandalismo ocorrido no ano passado", em Lisboa.

De acordo com o comunicado enviado à TSF, a empresa está à procura de especialistas da área de restauro, "para a execução da colagem dos fragmentos da estátua de D. Sebastião".

A 4 de maio do ano passado, um homem de 24 anos tentou subir para o nicho onde se encontrava a estátua para tirar uma fotografia, acabando por deitar ao chão a peça, que ficou destruída.

A IP Património garante que "procedeu à recolha e devido acondicionamento de todos os fragmentos da estátua em estreita colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural (DGCP)", acrescentando que "técnicos das duas entidades analisaram os danos e avaliaram as hipóteses da sua recuperação, seja no sentido do restauro ou, se tal não fosse possível, pela criação de nova estátua".

É "um reprovável ato de vandalismo", referiu a empresa, acrescentando que "considera um atentado ao Património Cultural que é de todos".

A Infraestruturas de Portugal apresentou queixa-crime contra o homem e, atualmente, o processo está em fase de inquérito, a cargo do Ministério Público.

A estátua tinha 126 anos e, segundo uma investigação desenvolvida pela DGCP, foi esculpida por Gabriel Farail. Estava posicionada num nicho à entrada da estação do Rossio, emoldurada por dois arcos em forma de ferradura, como símbolo do mitológico cavalo branco em que D. Sebastião desapareceu, durante a batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.

Nota do Editor: Notícia corrigida com nova identificação do autor da estátua

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de