- Comentar
O Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL) apresentou esta quarta-feira um novo pré-aviso de greve à prestação de trabalho nos vários portos nacionais.
Segundo o documento do pré-aviso de greve publicado no blog oficial do SEAL, a nova paralisação está agendada das 8 horas do dia 16 de janeiro até às 8 horas do dia 1 de julho.
"Enquanto aguardamos a satisfação dos compromissos assumidos no momento da assinatura do acordo relativo ao porto de Setúbal - especialmente no que respeita aos portos de Leixões e de Lisboa, onde existem desenvolvimentos positivos alcançados pela mediação - verificamos que não se encontram minimamente satisfeitas as garantias de resolução dos problemas assinalados nos restantes portos nacionais, especialmente no porto do Caniçal, as quais faziam parte integrante desse acordo, o que nos obriga à declaração de novo pré-aviso de greve, o qual inclui medidas relativas a questões laborais no porto de Praia da Vitória", justifica o sindicato.
À TSF, o presidente do SEAL, António Mariano diz que a decisão decorre da falta de cumprimento dos compromissos assumidos.
Esta greve envolverá "todos os trabalhadores portuários efetivos e também aqueles que possuam vínculo contratual de trabalho portuário de duração limitada".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
questionado pela TSF, sobre este pré-aviso, o ministério do Mar recusou-se fazer quaisquer comentários.