Estrada "era uma ponte estreita com pedreiras dos dois lados"

Empresários da zona sabiam do risco e queriam o fim da estrada há anos.

O empresário Luís Sotto Mayor, dono de uma pedreira atravessada pela estrada entre Borba e Vila Viçosa, fala de um acidente que estava à espera de acontecer.

Recordou à TSF que os empresários vinham há muito a alertar para o risco e que até chegaram a promover um reunião em parceria com a câmara, Direção-Geral da Energia e Geologia e vários empresários para se tentar proceder a um corte parcial da via.

"Queríamos trabalhar em segurança, mas não houve consenso", lamentou já na noite desta segunda-feira ao saber da notícia da estrada que abateu, levando ao aluimento da pedreira, que arrastou uma retroescavadora com dois trabalhadores e duas outras viaturas.

Há duas mortes confirmadas e pelo menos quatro desaparecidos em duas viaturas ligeiras.

"Sabíamos que havia risco. Aliás, se pegassem na foto aérea da estrada viam que isto era uma ponte estreita com pedreiras dos dois lados", diz o empresário, alertando para o "comportamento geológico e com fraturas geológicas que existem, e que podem aparecer em função da água que está nas pedreiras", sublinhou. Domingo foi dia de chuva intensa no concelho.

Ao frio, à espera de notícias do cunhado que se encontrava no interior da retroescavadora, estava Rosária Xavier.

"Parece que foi tudo rápido. O talude caiu e não tiveram tempo de fugir", relatou. O cunhado completa 58 anos esta terça-feira, e enquanto a família já recebia apoio psicológico do INEM, Rosária mantinha a esperança no "milagre".

Manuel Cachapa trabalhou na pedreira do outro lado da estrada que em tempos foi estrada nacional, mas que há anos foi desclassificada para municipal, ficando sob gestão da Câmara de Borba.

A sua experiência diz-lhe que "há muito trabalho pela frente", garantindo que "retirar tanta água do fundo da pedreira pode demorar semanas. Se os carros estão lá em baixo vai ser preciso muita paciência", resumiu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de