Famílias numerosas falam em discriminação no preço da água

Uma família de cinco pessoas em Cantanhede paga 360 euros por ano. Já em Tondela, a fatura ultrapassa os 500 euros, num agregado familiar com o mesmo número de elementos.

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas diz que a maioria dos municípios não tem em conta a dimensão do agregado familiar na altura de taxar os consumos de água, o que penaliza as famílias com mais filhos.

Num estudo divulgado esta quinta-feira, a associação explica que, além da diferença no preço por litro da água, são muitas as autarquias que aplicam escalões progressivos ao consumo. Acrescenta ainda que apenas 45% dos municípios tem tarifário familiar.

Os casos em que a diferença é maior verificam-se nos Açores: no Corvo, uma família de cinco pessoas paga, por ano, 43 euros enquanto em Santa Cruz das Flores, uma família também com cinco elementos, paga, pelo mesmo consumo, 756 euros, ou seja paga 17 vezes mais.

Já a jornalista da TSF Sofia Morais conversou com Miguel Simões e com Isabel Cortez, têm ambos três filhos mas pagam faturas de água muito diferentes. Uma das famílias vive em Cantanhede, a outra em Tondela, duas das autarquias em que a diferença na conta da água é muito significativa. Na fatura anual, a diferença entre faturas ronda os 150 euros.

Famílias com 3 filhos de Tondela e Cantanhede pagam valores diferentes pela água

00:0000:00

Voltando ao estudo da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, o distrito do Porto destaca-se pela negativa: para além dos preços altos, a maioria dos municípios apresenta um tarifário discriminatório para as famílias com mais filhos. Por exemplo, em Santo Tirso, para uma família de 10 elementos o custo anual é de 1.258 euros enquanto em Lisboa é de 283 euros.

As discrepâncias acontecem também dentro do mesmo município. Uma família de 3 elementos em Amarante paga anualmente 91 euros e a mesma família em Santo Tirso ou na Trofa (partilham o mesmo tarifário) pagam por ano 263 euros de água.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de