Fernando Medina: "É fundamental alterar os acessos à Segunda Circular"

O presidente da Câmara de Lisboa defende que a melhoria dos acessos é um ponto muito importante no projeto de requalificação da Segunda Circular.

No Fórum da TSF, Fernando Medina garantiu que a autarquia vai fazer uma ligação direta à Av. Padre Cruz, na zona do Campo Grande, e salientou que está a debater com a empresa Infraestruturas de Portugal alterações nos acessos ao IC19, A1, e à zona do Aeroporto de Lisboa. O objetivo, explica o presidente da Câmara, é reencaminhar o trânsito para a CRIL.

Fernando Medina quer obras nas zonas onde a sinistralidade se concentra

00:0000:00

O plano de alteração da 2ª Circular prevê também a criação de um corredor central, com árvores, mantendo as três faixas de rodagem, e diminuindo o limite de velocidade para os 60 quilómetros por hora.

Fernando Medina garante que o conjunto de medidas, proposto pela autarquia, vai melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança na Segunda Circular, que nos últimos três anos registou 6.900 acidentes, com 55 mortos e 250 feridos graves**. O presidente da Câmara da capital sublinha ainda que o projeto de requalificação vai permitir diminuir o ruído e a poluição.

O presidente da Câmara da capital sublinha ainda que o projeto de requalificação vai permitir diminuir o ruído e a poluição

00:0000:00

A autarquia prevê que as obras na Segunda Circular durem um ano e garante que os trabalhos vão concentrar-se durante a noite, não havendo corte de faixas durante o dia.

** Estes números dizem respeito as acidentes na cidade inteira e não na Segunda Circular. Foi o próprio autarca quem fez a correção ao final da tarde, através de um post no Facebok:

"Na minha intervenção de hoje no Fórum da TSF referi que a 2ª circular é a via da cidade de Lisboa com maior sinistralidade. Esta afirmação está correta. Infelizmente, para ilustrar este facto cometi o lapso de referir os dados relativos à cidade e não só a essa via. A conclusão não se altera, mas o pedido de desculpa aos ouvintes e a correção dos números impõe-se.

Os dados corretos da sinistralidade da 2ª circular no triénio 2012-2014 são os seguintes:

Acidentes com vitimas - 409

Feridos Ligeiros - 479

Mortos - 5

Feridos Graves - 16

Fonte: Polícia de Segurança Pública, Dados de "vítimas a 30 dias".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de