Instituto Superior de Agronomia celebra 100 anos na Tapada da Ajuda

É uma das escolas que faz parte da Universidade de Lisboa e, para além do ensino, muito do seu trabalho passa pela investigação científica e pela aplicação prática desse conhecimento.

A agricultura é uma das principais áreas de investigação no Instituto Superior de Agronomia (ISA). Na Tapada da Ajuda, em Lisboa, os cientistas também procuram soluções para alguns dos grandes desafios que estão defronte da humanidade.

Querem-se respostas ao nível da adaptação às secas e às alterações climáticas encontrando, por exemplo, regas mais eficazes. Outro foco da atenção dos investigadores do ISA passam também pela agricultura de precisão que envolve as novas tecnologias.

Na Tapada da Ajuda, outro pólo de investigação está nas florestas e nos incêndios. Amarilis de Varenes, a presidente do ISA, sublinha esse campo dando como exemplo um nome: Tiago Oliveira, o engenheiro florestal que saiu do instituto para coordenar a Missão para a instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Foi há cem anos que o Instituto Superior de Agronomia se instalou na Tapada da Ajuda. A escola é pública, mas não vive de costas voltadas para o sector privado. Muita da investigação que ali se faz, conta Amarilis de Varenes é feita em parceria com associações de agricultores e empresas.

Outras Notícias

Patrocinado

Apoio de

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de