15 memórias do fogo

"15 memórias do fogo". Um javali salvou-lhe a vida nos incêndios de outubro

"15 memórias do fogo" é o nome da websérie que conta, na primeira pessoa, as histórias de quem viveu os incêndios de 15 de outubro. A TSF vai transmitir os episódios nos próximos dias.

Estava ajoelhado no chão a pensar nas chamas que não davam tréguas e que continuavam a avançar no terreno. Mas quando as forças falharam viu num javali a sua grande oportunidade de sobreviver. E assim foi. "Parece que foi um impulso que aquele animal me deu para ir atrás dele. Andei 400/500 metros atrás dele", mas o corpo já não tinha capacidade de prosseguir.

Nessa altura resolveu livrar-se do extintor que levava consigo, como se de uma "arma" se tratasse, mas uma arma inútil no meio da tragédia a que assistia.

A decisão levou-o mais longe, conseguiu "ganhar mais terreno às chamas" e encontrou um aceiro. "Já o subi de gatas, não tinha forças", recorda. Pouco tempo depois viu passar um senhor de mota. Foi assim que se salvou, que se afastou das chamas e que chegou a uma aldeia mais segura.

Esta é a história vivida por José António, de 34 anos, nos incêndios que assolaram o país em outubro do ano passado. Mas há mais 14 memórias.

O episódio com a história do residente de Anceriz é o primeiro das "15 memórias do fogo", o projeto da autoria de Tiago Cerveira e de Rodrigo Oliveira, ambos beirões, que foi realizado sem qualquer apoio. O objetivo dos autores é não deixar que o país esqueça a tragédia e também dar voz aos afetados pelos incêndios de 15 de outubro 2017.

  COMENTÁRIOS