TSF - 28 anos

A notícia é a notícia

No dia de aniversário da rádio das notícias fomos conhecer o novo espaço onde a notícia também é a protagonista. O "News Museum" ocupa as instalações do que era o Museu do Brinquedo em Sintra.

Chama-se "News Museum" e Luís Paixão Martins, o promotor, justifica a escolha: "Procurámos encontrar uma marca que tivesse um sentido internacional". O objetivo é dar a conhecer alguns episódios da história dos últimos 100/150 anos que são chamados "os anos de ouro" do sistema mediático da imprensa e do jornalismo.

O museu é interativo e tem vários jogos "fizemos um grande esforço para que em todos os módulos as pessoas pudessem participar no museu." Por exemplo, no módulo da rádio, que é uma simulação da cabine do Rádio Clube Português na noite do 25 de Abril, com o Joaquim Furtado de 1974, as pessoas podem gravar "Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas..." e publicar no YouTube.

No "News TV" podem escolher no menu uma reportagem e depois é "fazer como o Forrest Gump", sublinha Luís Paixão Martins, "encostam-se a uma parede verde chamada croma e depois é montado como se estivessem, por exemplo, ao lado do Mário Soares na altura da assinatura do tratado de adesão à CEE". Depois podem publicar no YouTube.

O público também é convidado a construir uma primeira página de um jornal, ou até colar na parede um cartaz "como se fosse uma daquelas madrugadas do PREC (Processo Revolucionário em Curso)".

O fundador da TSF, Emídio Rangel, foi escolhido pelos comissários do módulo "imortais" para figurar no grupo dos fundadores dos grandes meios de comunicação do nosso tempo. O "News Museum" abre ao público no dia 25 de Abril.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.