Especial Incêndios

Especial TSF Incêndios 2017
15 memórias do fogo

"Ao abandono." A memória do fogo em Avô

"15 memórias do fogo" é o nome da web série que conta, na primeira pessoa, as histórias de quem viveu os incêndios de 15 de outubro.

Hélder Pechorro alertava os vizinhos para terem os terrenos em volta das habitações limpos. O fogo podia vir. E acabou por chegar no dia 15 de outubro de 2017. Na freguesia de Avô, concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes estavam reunidos num mangusto.

"A banda estava a tocar no coreto, o pessoal estava no "comes e bebes". E aparecem fugidos talvez 10 carros do lado de Benfeita. Pessoas amedrontadas, cheias de medo. Disse-lhes que aqui estavam em segurança. Mas elas depois disseram: tu não sabes o que aí vem", recorda Hélder Pechorro.

O pior confirmou-se. O forte vento que se fazia sentir fez com que as chamas descessem rapidamente as encostas daquela localidade. Hélder só teve uma solução: fugir. "Isto eram 17h30/18h da tarde e depois voltei por volta da meia-noite e vi que a casa tinha ardido".

O empresário, que sempre viveu em Avô, considera que "na base disto tudo está uma mentalidade capitalista de lucro fácil e imediato, sem pensar em consequências que transformou a floresta, primeiro em pinhais e depois em eucaliptais, e que deu aso a isto tudo", alertando para a falta de estratégias, que são da responsabilidade do Governo.

A história de Hélder Pechorro é uma das " 15 memórias do fogo" , o projeto da autoria de Tiago Cerveira e de Rodrigo Oliveira, ambos beirões, que foi realizado sem qualquer apoio. O objetivo dos autores é não deixar que o país esqueça a tragédia e também dar voz aos afetados pelos incêndios de 15 de outubro 2017.

O vídeo apresentado foi gravado em junho deste ano.

VEJA AQUI OS EPISÓDIOS ANTERIORES

  COMENTÁRIOS