Fórum dos Cidadãos

Aprender a fazer-se ouvir

O Fórum dos Cidadãos, junta este fim de semana em Lisboa, uma conjunto de pessoas que vai aprender a estar informado e a fazer ouvir a sua voz. É a primeira vez, em Portugal.

A primeira sessão do Fórum dos Cidadãos tem como lema "Como fazer-nos ouvir?". Na Universidade Nova de Lisboa, um conjunto de oradores das áreas das ciências sociais, politica e jornalismo, vai ajudar os cidadãos a serem afirmativos quanto tentam passar uma ideia.

O investigador Manuel Arriaga, um dos dos dinamizadores deste Fórum, explicou na Manhã TSF que tudo passa saber ultrapassar os filtros que existem na forma como a sociedade está organizada.

Este académico, que já passou por universidades de Inglaterra e dos Estados Unidos, explicou que os participantes no Fórum foram escolhidos por amostragem, para representar a sociedade civil portuguesa.

Para além de ouvirem os ensinamentos de personalidades com o antigo deputado e secretário de Estado socialista, José Magalhães, do politólogo Pedro Magalhães, ou ainda do jornalista do Expresso, Felipe Santos Costa, os participantes do Fórum, vão poder analisar as propostas selecionadas a partir de várias sugestões recebida no final do ano passado.

As conclusões vão ser conhecidas na segunda quinzena de janeiro.