"Dates" católicos já têm site

Chama-se "datesCatolicos.org". Trata-se de um "site" que esta quinta-feira fica online e que visa ajudar os crentes a encontrar marido ou mulher com quem partilhar amor, fé e valores cristãos.

A ideia partiu de Marta e António Pimenta de Brito, o casal que, inspirado em sites semelhantes existentes noutros países, quer ajudar quem é católico a encontrar a sua "cara-metade".

O site "datescatólicos.org" estará online esta quinta feira, 22 de outubro. Portugal junta-se assim á lista de países que têm portais semelhantes. O primeiro surgiu na Alemanha, há já dez anos, e depois seguiram o exemplo alemão Suíça, Áustria, Croácia, Hungria, Letónia, Lituânia, República Checa, Eslováquia e Eslovénia.

À TSF, António de Brito, professor universitário, explica que a criação desta página online tem como objetivo promover o "casamento católico, o casamento tradicional" e , por isso, é destinado a utilizadores que procuram relações duradouras e não simples "flirts".

A jornalista Leonor Ferreira falou com um dos autores deste "site".

00:0000:00

O autor da página diz que o casamento católico é uma instituiçao que precisa de ser promovida já que os números indicam que está a cair em desuso. António de Brito invoca os números avançados pela Pordata segundo os quais em Portugal foram celebrados pela Igreja, em 2014, cerca de 11.500 casamentos contra os cerca de 51 mil registados em 1990.

António de Brito acrescenta ainda que os utilizadores que pretendam registar-se neste site terão de ser católicos e desejar casar pela Igreja. Além disso, para evitar inscrições fora do universo a que se destina, os utilizadores terão de pagar uma quota , no valor de 60 euros anuais ou 24 euros trimestralmente, assim como terão de preencher um questionário sobre diversas questões nomeadamente sobre as suas crenças religiosas.

A fase seguinte à da inscrição, desde que esta seja aceite, vem a fase da criação de um perfil. O utilizador passa a ter um email e acesso a uma área de discussão online assim como acesso a uma zona de conteúdos diversos relacionados com a fé católica. uma área de discussão online. A inscrição dá ainda acesso a fóruns com vários tópicos, bem como a conteúdos relacionados com a fé católica.

A compatibilidade entre dois perfis é "promovida" pelo próprio site que é capaz de indicar a um utilizador que há um outro que poderá ser compatível ou está interessado.

para além deste primeiro " alerta", o site proporciona , se ambos o desejarem, eventos, como concertos, exposições, workshops, nos quais os utilizadores se poderão conhecer na "ao vivo".

A página "datesCatólicos. org" tem o apoio da Igreja nomeadamente do bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Bráz.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de