Depois das chamas, ficou o silêncio e a tristeza. A história de quem sobreviveu

"15 memórias do fogo" é o nome da websérie que conta, na primeira pessoa, as histórias de quem viveu os incêndios de 15 de outubro. A TSF vai transmitir os episódios nos próximos dias.

"Com a fúria deste incêndio não havia hipóteses nenhuma". As palavras são de Tó Figueiredo, de 50 anos, que toda a vida viveu em Quinta da Coitena, mas hoje mal reconhece o local.

Tentou fugir, porém quando deu conta "estava cercado de fogo". Antes salvou o pai e a mãe, das poucas memórias boas daquela noite.

O tanque em que se decidiu esconder já não tinha água, o seu fiel amigo, um cão, não o abandonou em nenhum momento. "Sentei-me ao pé da fonte à espera que chegasse o fim. Não sei quanto tempo lá estive", recorda.

Foi o filho que o encontrou. Perderam animais, um carro, um trator. "Mas o meu filho salvou-se, é o que interessa".

Depois das chamas ficou o silêncio. "Um silêncio tão grande, uma tristeza". Ficaram também alguns animais, poucos, que ainda são a alegria deste homem.

Tó Figueiredo é o sexto protagonista da websérie "15 memórias do fogo", o projeto da autoria de Tiago Cerveira e de Rodrigo Oliveira, ambos beirões, que foi realizado sem qualquer apoio. O objetivo dos autores é não deixar que o país esqueça a tragédia e também dar voz aos afetados pelos incêndios de 15 de outubro 2017.

VEJA AQUI OS EPISÓDIOS ANTERIORES

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de