arganil

Escorrega, baloiços e até o chão. Roubaram tudo no recreio de uma escola em Arganil

Os assaltantes aproveitaram o facto de a escola estar encerrada para as férias do Natal e, em plena luz do dia, levaram tudo que havia para levar no recreio.

Escorrega, baloiços, molas, balizas de futsal, tabela de basquete e até o próprio pavimento. O recreio da Escola do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Sarzedo, no concelho de Arganil, ficou sem nada, depois de um furto que aconteceu durante as férias de Natal.

PUB

Tudo aconteceu há uma semana, no dia 22 de dezembro - e em plena luz do dia. Os ladrões aproveitaram que a escola estava fechada para a interrupção letiva e levaram tudo o que havia para levar no recreio. O alerta às autoridades foi dado no dia a seguir ao Natal, a 26 de dezembro.

De acordo com a Câmara Municipal de Arganil , "os assaltantes forçaram a fechadura do portão da escola, danificaram as redes de vedação" e furtaram todo os equipamentos de lazer e o próprio pavimento do recreio.

"Foi um assalto inusitado a uma zona de parque infantil. Foi uma coisa muito estranha, o assalto foi realizado em pleno dia, o que confirmámos pelas imagens de videovigilância", disse à TSF o autarca de Arganil, Luís Paulo Costa.

Todos os materiais eram novos, tinham sido instalados durante a requalificação da escola, em abril deste ano.

Segundo o município de Arganil, os prejuízos ascendem aos 25 mil euros e agora terá de ser aberto um novo concurso público para a reconstrução do recreio, o que pode levar algum tempo.

"Estamos já a tratar da participação ao seguro, mas há aqui também questões de procedimentos de contratação pública que estamos obrigados a cumprir para fazer a reposição do equipamento, o que vai demorar certamente algum tempo, e essa é uma situação que nos preocupa", admitiu o presidente da Câmara de Arganil.

O furto está agora a ser investigado pelas autoridades.

*com Nuno Domingues e Leonor Ferreira

  COMENTÁRIOS