Sociedade

Grupo Europeu de Solidariedade: ponte para oportunidades

O grupo prevê, durante os próximos três anos, a colocação de 100 mil jovens em projetos de voluntariado, estágios ou empregos.

Destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos e com um orçamento superior a 340 milhões de euros, o Corpo Europeu de Solidariedade prevê, durante os próximos três anos, a colocação de 100 mil jovens em projetos de voluntariado, estágios ou empregos.

O programa deu os primeiros passos em dezembro e recebeu logo 30 mil inscrições, neste momento a Comissão Europeia prepara o quadro legislativo que terá que ser aprovado pelo Parlamento Europeu. Portugal tem 266 organizações com acesso à Base de dados do Corpo Europeu de Solidariedade.

Helena Gandra tem 25 anos e está desde abril a estagiar no Centro Europeu de Voluntariado, em Bruxelas. Uma rede de mais de 80 centros e agências nacionais e regionais de apoio ao voluntariado por toda a Europa. Helena é licenciada em Música e tem um mestrado em Estudos Europeus, candidatou-se e conseguiu um estágio de nove meses, é responsável pelas comunicações externas do Centro Europeu de Voluntariado. Helena Gandra olha para a Europa dos dias de hoje com algum desânimo e defende que, em parte, os mais novos têm na mão a chave para inverter o cada vez mais fraco sentido de solidariedade.

Qualquer pessoa com 18 a 30 anos pode inscrever-se no Corpo Europeu de Solidariedade, devem indicar em que tipo de projetos gostariam de estar envolvidos e em que países. Da Bélgica para a Roménia. Sónia Costa e Paula Santos estão desde o início do ano a trabalhar no projeto "Volunteer for Community", focado na inclusão social de grupos vulneráveis e que consiste na organização de atividades com jovens, na maioria, de etnia cigana.

O Corpo Europeu de Solidariedade disponibiliza colocações em regime de voluntariado, estágio ou de trabalho e dá também a oportunidade de desenvolver projetos de solidariedade próprios.

O Corpo Europeu de Solidariedade deu os primeiros passos em dezembro, três meses depois estavam disponíveis na base de dados mais de 100 experiências e foram contactados mais de 9 mil participantes. A inscrição no Corpo Europeu de Solidariedade é simples e pode ser feita através do Portal Europeu da Juventude.

  COMENTÁRIOS