Reportagem TSF

TSF vence Gazeta de Rádio com "Na hora de pôr a mesa"

Reportagem TSF de Isabel Meira com sonoplastia de Herlander Rui venceu o prémio Gazeta de Rádio. Trabalho abordou o poder e o encanto da poesia num estabelecimento prisional.

A jornalista Isabel Meira, com a sonoplastia de Herlander Rui, foi premiada com o Gazeta de Rádio pelo trabalho "Na hora de pôr a mesa", uma reportagem da TSF onde é abordado o poder e o encanto da poesia num estabelecimento prisional. Isabel Meira está atualmente na Antena 2.

O Clube de Jornalistas (CJ) justificou assim a decisão: "Isabel Meira foi a vencedora do Gazeta de Rádio pelo trabalho 'Na hora de pôr a mesa', da TSF, onde aborda o projecto social de voluntariado 'A poesia não tem grades', desenvolvido em meio prisional. Com sonoplastia de Herlander Rui, o trabalho da repórter, actualmente na Antena2, revela, com sensibilidade, histórias de que está preso e de quem já esteve e encontrou na poesia uma forma de libertação.

O júri dos prémios Gazeta do ano 2016 ficou entregue a Eugénio Alves (CJ), Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (Freelancer), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Elizabete Caramelo (professora universitária), Fernando Cascais (professor universitário e formador do CENJOR), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (professor jubilado do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).

Os outros trabalhos e jornalistas distinguidos:

Gazeta de Fotografia: Enric Vives-Rubio, do jornal Público, por um trabalho no Festival Andanças ("Mulher a caminhar no meio do parque de estacionamento do Festival de Danças Populares Andanças")

Gazeta Multimédia: Teresa Abecasis e João Carlos Malta pelo trabalho "Cemitério dos Vivos", publicado na Rádio Renascença.

Gazeta de Imprensa: Luciana Leiderfarb, com o trabalho "O Nome do Pai", publicado na revista E do semanário Expresso.

Gazeta de Televisão: Margarida Metello é a vencedora do pela série documental de dois episódios "Reforma Agrária", emitida pela RTP2.

Prémio Gazeta Imprensa Regional foi atribuído ao semanário "Barcelos Popular"

Troféu Gazeta de Mérito: José Quitério.

  COMENTÁRIOS