Sociedade

Nunca um debate foi visto por tantos, mas muito longe dos que não perderam uma certa novela

Com 3,4 milhões de telespetadores, a contenda entre Passos Coelho e António Costa passa a ser o debate político mais visto de sempre na televisão portuguesa. Mas é um "menino", comparado com as audiências de outros programas.

Os dados de audiência, analisados pelo Expresso online, revelam que a SIC e a TVI foram os canais mais sintonizados pelos portugueses para acompanhar a emissão, com ligeira vantagem para a estação de Carnaxide. A SIC teve uma audiência média de 1 milhão e 240 mil de telespetadores mais três mil telespectadores do que a TVI. Na RTP1, o debate foi acompanhado por 822 mil pessoas.

Na soma dos três canais, o share acumulado, ou seja o tempo médio que cada telespetador dedicou ao debate, indica que durante a emissão praticamente dois terços dos portugueses que viam televisão (66%) estavam a acompanhar o frente a frente entre Costa e Passos.

De acordo com números entretanto facultados pela RTP, na análise por géneros verifica-se que o interesse é comum: homens e mulheres registam um share na casa dos 69%.

Por regiões, é no Centro que o debate acolhe a maior percentagem de espectadores (74,6%sh). Lisboa revela a menor percentagem de espectadores (62,2%sh).

Nas idades, a adesão anda na casa dos 80% junto dos espectadores maiores de 54 anos, e na casa dos 60% nos segmentos entre os 15 e os 44 anos. Dos espectadores entre 35 e 44 anos, 70% assistiram ao debate.

Junto dos segmentos sócio económicos, as variações não são muito significativas.

Se somarmos aos valores na RTP1, SIC e TVI a audiência dos canais de informação no cabo, que também emitiram em directo o frente a frente , a audiência média total ultrapassa a fasquia dos 3,4 milhões de telespetadores. O anterior máximo de audiência em debates políticos em Portugal tinha sido estabelecido em 2011, no frente a frente entre Passos e José Sócrates, emitido em direto apenas na RTP1. Esse debate foi acompanhado por quase um milhão e seiscentos mil portugueses.

Mas quer isto dizer que a contenda foi a rainha da noite televisiva? Não, não chegou para tanto. Na análise individual à programação dos três canais, verifica-se que os episódios das novelas Mar Salgado (SIC), Coração d'Ouro (SIC) e A Única Mulher (TVI) bateram as audiências geradas em cada canal pela emissão do debate. O programa mais visto do dia foi um dos episódios de Mar Salgado, com uma audiência de 1 milhão 536 mil telespetcadores.

Apesar da audiência registada, lembra o Expresso online, o debate entre Passos e Costa não entra sequer no top 10 de programas mais vistos de sempre na televisão portuguesa. Essa lista é ainda liderada por um episódio da novela Pedra Sobre Pedra, emitido a 15 de março de 1993 na RTP1 e que gerou uma audiência média de 4 milhões e 605 mil telespetadores.

  COMENTÁRIOS