TSF À Mesa

O amor também inspira ementas

S. Valentim, patrono do Dia dos Namorados, é inspiração para a elaboração de ementas especiais em alguns restaurantes do Porto e Gaia.

Celebrar o dia de S. Valentim à mesa é uma das formas de assinalar uma data marcada pela fator surpresa.

No Porto, cidade de tradições, o paradigma está a mudar e neste dia especial, os restaurantes, em particular de várias unidades hoteleiras, propõem menus especiais

Um aperitivo vistoso pode abrir caminho a momentos deliciosos, alimentados pela contemplação da cidade tripeira do alto do 19.º piso do Porto Palácio VIP Lounge.

Ali é fácil o olhar perder-se de amores por uma urbe de muitos e variados encantos, contemplada a 360 graus, antes de saborear, à mesa, sete momentos propostos na ementa:

Camarão tempura, espuma de wasabi e mel, molho de sésamo e soja; salmão gravlax, mousse de abacate e coulis de manga com pimenta da Jamaica; dorso de dourada e arroz de limão com canela ou mignon de vitela folhado e molho de Porto Ruby.

Para rematar, musse de mirtilo, biscoito, creme de coco e merengue.

Do outro lado do rio Douro, em Gaia, no hotel The Yetman, onde brilham duas estrelas Michelin no restaurante The Orangerie, sobressaem duas criativas propostas: «cozido à portuguesa», com peixe cozido, terrina do cozido e caldo do cozido, e o «porco preto»: bochecha, navalhas e coentros, são algumas das sugestões que compõem a ementa de São Valentim.

Para terminar, sabor e cores definem «framboesa», com ruibarbo e malva-rosa.

Ainda na margem esquerda do rio, mais a jusante, o restaurante Vinum sugere menu servido aos pares: a cada prato, o seu vinho.

De início, tártaro de atum com tomate confitado; segue-se lombo de bacalhau com caldo verde.

Na carne, brilha um dos ex-líbris da casa: costeletão de vaca velha de Trás-os-Montes, e para finalizar, seleção de queijos regionais e cheesecake com compota de mirtilo.

De regresso ao Porto, nesta viagem marcada pela cozinha moderna, no The Artist Bistrô, a lista sugere cinco momentos com harmonização vínica: vieira em couve-flor e avelã, espuma de ostras e funcho; peixe-galo tostado com creme de ervilha, redução de teriaki, quinoa em infusão de rosas e cebola flamejada.

A continuidade é assegurada com bife Wellington em rebentos glaceados em vinho.

Para sobremesa, chocolate em texturas com caviar de framboesa, esponja de beterraba e gelado de hortelã-pimenta.

Ementa com base em produtos nacionais de qualidade apresenta o Crowne Plaza Porto, que propõe camarão em polme crocante com chutney de manga, outra de presunto de Chaves e requeijão de Seia com compota de abóbora e nozes.

Seguem-se tamboril em massa folhada e rosbife com molho de frutos vermelhos.

A sobremesa é marcada pela frescura: fondant de goiaba com creme de citrinos e de sorbet de tangerina.

Um final doce para um dia diferente. Também à mesa.

Onde ficam:

Porto Palácio Hotel Vip Lounge: Av. da Boavista 1269, 4100-130 Porto
Telef: 22 608 66 00

The Orangerie: Rua do Choupelo, 4400-088 Vila Nova de Gaia
Telef: 22 013 31 00

Vinum: Rua do Agro 141, 4400-281 Vila Nova de Gaia
Telef: 22 093 0417

The Artist Bistô: R. da Firmeza 49, 4000-228 Porto
Telef: 22 013 27 00

Crowne Plaza Hotel: Av. da Boavista 1466, 4100-114 Porto
Telef: 22 607 25 00