"O melhor que aconteceu na minha vida foi o autismo da Caui"

Neste Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, vamos conhecer Caui, que chama "desafios" às perturbações do espetro, e Joe, um "pai emprestado" que diz que o autismo foi a melhor coisa que lhe aconteceu na vida.

Carolina é mais conhecida por Caui. Ela simula o telefonema ao microfone para explicar o que faz todos os dias na Associação Vencer Autismo.

Tem 18 anos e este ano não está a estudar. Desistiu do curso de cenografia. O sonho dela é ser atriz e entretanto vai alimentando com Joe, o marido da mãe, um canal no Youtube.

Caui é uma miúda com autismo e explica o que isso é: "É uma coisa que algumas pessoas têm, que implica dificuldade em fazer amigos, dificuldade em contacto visual, dificuldade em flexibilidade e dificuldade, nos ditos normais, em entenderem".

E mais uma coisa, acrescenta, "muita sabedoria". "Alguns meninos com autismo têm dificuldade em falar, todos têm dificuldade em ter contacto visual e fazem muitas estereotipias que dão muito nas vistas".

Caui diz que não gosta "de dizer que as pessoas têm autismo". E esclarece: "Gosto de dizer que têm desafios".

Ela tenta dar um exemplo. "Sempre que te corre alguma coisa mal, tens que te queixar, porque imagina que és pequenino e tens que pegar em algo muito grande, tens que dizer que é muito grande".

O mundo dos outros às vezes pode ser muito grande para os autistas. Mas Caui já aprendeu uma lição: "Temos duas opções ou sermos felizes ou não. A minha opção é ser feliz, até ao fim da minha vida".

Joe Santos é casado com Susana Silva, a mãe da Caui. "A prioridade dos miúdos com autismo é a felicidade, por isso temos tanto a prender com eles", acredita.

"O melhor que aconteceu na minha vida foi o autismo da Caui", garante Joe, acrescentando: "A viagem que fizemos para ajudá-la a ser autónoma e ter que entrar no seu mundo com tanta intensidade tem-nos dado uma visão diferente da vida. Se todos priorizássemos a felicidade, éramos mais felizes".

Essa é uma das mensagens que Joe faz questão de passar nas palestras e workshops que dá em nome da Vencer Autismo . Ideias simples, que às vezes a velocidade dos dias e os desafios das rotinas fazem esquecer.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de