Mouriscas

Oliveira mais antiga de Portugal esteve perto de ser transformada em lenha

Árvore esteve perto de ser destruída, mas hoje é uma atração histórica de Mouriscas.

3350 anos. É esta a idade da oliveira datada mais antiga do país, situada em Mouchão, Mouriscas, perto de Abrantes. Com um perímetro médio de peito de 6,5 metros e de base 11,12 metros, a árvore tornou-se uma atração do local e merecedora de milhares de visitas.

António Louro, autarca em Mourisca, é o grande responsável por toda a atenção, tendo em conta que foi a pessoa que contactou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para perceber de que tipo de árvore se tratava.

"Fiz umas pesquisas na internet e verifiquei que havia uma oliveira em Póvoa de Santa Iria com 2850 anos cujas dimensões ficavam muito aquém desta oliveira em Mouchão", recorda em declarações à TSF.

Deste modo, decidiu avançar e perceber a idade da oliveira. A universidade acabou por estudar a árvore e percebeu que se tratava da oliveira datada mais antiga do país.

A investigação e a descoberta da oliveira mais antiga do país

José Luís Louzada, investigador da UTAD, explicou à TSF que existe um método científico inovador capaz de datar árvores com milhares de anos. Assim foi com a oliveira de Mouchão.

O responsável revela ainda que a árvore "não revela sintomas de doença e está com uma vitalidade mais que evidente".

Questionado sobre as razões que levam as pessoas a querer estudar as árvores, José Luís Louzada esclarece que nem toda a gente está disposta a investir. No entanto, quem o faz é por "curiosidade ou por fins comerciais", nomeadamente quando há árvores junto a empreendimentos turísticos, por exemplo.

Oliveira podia ter sido transformada em... lenha para queimar

Américo conta à TSF que, há uns tempos, a prima da mulher lhe pediu para cortar a árvore para servir de lenha. O homem não questionou e resolveu mesmo tratar do assunto.

"Vim cá para começar, ainda lhe dei umas machadadas mas era difícil. Um senhor viu e ligou à presidente da Junta que disse 'diga a esse senhor que não faça isso que eu vou já aí'... Estava difícil e não mexi mais na oliveira", relembra.

A decisão daquele transeunte acabou por salvar a oliveira datada mais antiga do país.

*com Fernando Alves e Miguel Videira

  COMENTÁRIOS