Primeira escola portuguesa no Brasil já tem morada

O edifício, a Diretoria de Ensino da Região Centro-Oeste (antiga Escola Portugal), agora cedido ao Governo português por 20 anos está localizado no bairro do Sumaré. Escola terá dupla certificação curricular.

Esta quinta-feira, dia 29, o governador Geraldo Alckmin e o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, vão assinar um acordo para cedência, por 20 anos, da antiga Escola Portugal ao Ministério da
Educação português para a criação da primeira escola portuguesa naquele país. A cerimónia terá lugar no Palácio dos Bandeirantes, a sede do Governo de São Paulo.

O edifício agora cedido ao Governo português está localizado no bairro do Sumaré. Este projeto envolve o Governo português e o estado de São Paulo, concretizando assim o decreto assinado pelo governador e pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em junho de 2017.

"É um sonho, uma ambição antiga, tem mais de 30 anos", diz à TSF Paulo Lourenço, cônsul português em São Paulo. "Agora torna-se um processo irreversível para a criação de um estabelecimento de ensino público português aqui em São Paulo, a maior cidade de língua portuguesa do mundo. É uma escola que vai servir todas as nacionalidades em São Paulo. É, na prática, uma escola internacional, que tem a nossa marca e cultura, o nosso currículo, programa pedagógico. Vai ser administrada diretamente pelo Ministério da Educação" de Portugal.

"A futura escola será uma instituição de ensino com dupla certificação curricular, dotada ainda de um Centro de Língua Portuguesa e de um núcleo de formação para professores", pode ler-se no comunicado enviado às redações. "A expectativa é atender todas as nacionalidades, garantindo ainda um percentual de vagas para alunos da rede pública estadual. (...) Em paralelo, foi já criado o Grupo de Amigos e Patronos da Escola Portuguesa, plataforma aberta a todas as instituições, empresas, individualidades, organizações e lideranças que queiram contribuir para o processo de edificação e estruturação da futura Escola."

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de