Consumo energético

Sabe qual é a tarifa mais baixa de eletricidade e gás?

O "poupaenergia.pt" está disponível a partir desta terça-feira. O portal online permite aos consumidores de eletricidade e gás comparar as tarifas praticadas pelos 23 operadores.

O poupaenergia.pt foi criado pela Agência para a Energia (ADENE). Na versão mais simples do simulador, basta aos consumidores indicarem o número de pessoas que integram o agregado familiar, o ano de construção do edifício, o tipo de utilização que é feito da eletricidade ou gás, a forma como se pretende pagar pelo serviço contratado e se a fatura é eletrónica ou em papel.

Preenchidos estes campos, faz-se luz e o simulador apresenta as diferentes propostas de tarifas (mais de 200) oferecidas pelos 23 operadores. Contudo, pode ler-se no site que a sua utilização está "dependente do seu fornecedor de Internet".

Na versão mais avançada são pedidas outras informações, por exemplo, o tipo de equipamentos utilizados ou os dados de consumo.

A aplicação permite também comparar as tarifas praticadas no mercado liberalizado e no mercado regulado.

Se o consumidor decidir, em função dos resultados apresentados, mudar de operador, é possível preencher um formulário de adesão ao novo fornecedor que mais tarde enviará para a morada indicada a proposta de contrato.

O portal foi criado pela Agência para a Energia, uma entidade privada, sem fins lucrativos, de utilidade pública. Em declarações à agência Lusa o presidente da ADENE, João Paulo Girbal, afirma que o simulador deverá trazer mais transparência ao mercado de energia.

  COMENTÁRIOS