Saborear peixe e marisco a qualquer hora em Sines

Na cidade alentejana onde nasceu Vasco da Gama há um espaço moderno para petiscar ou saborear refeição mais substancial mesmo fora dos horários mais convencionais. O peixe e o marisco dominam a lista.

Porto de águas profundas, praia alentejana muito frequentada, Sines foi o berço de Vasco da Gama. O navegador, o primeiro a aventurar-se oceano fora a caminho da Índia, nasceu segundo consta no castelo. Corria o ano de 1469, mas já muitos séculos antes, no Paleolítico, o morro, onde foi construída a fortaleza, tinha sido ocupado. O domínio visigodo, romano e árabe marcaram sucessivos períodos da história de um castelo que ganhou a estrutura medieval que hoje apresenta por ação de D. João I.

A torre de menagem alberga o Museu de História Natural de Sines e bem perto dali, no largo João de Deus, O Murta é restaurante com cozinha aberta a qualquer hora.

É um espaço agradável, com valência de cervejaria a e marisqueira em pleno centro histórico, com ambiente descontraído e decoração moderna.

A disponibilidade da cozinha, que funciona bem à vista da clientela, permite saborear um petisco ou uma refeição mais substancial fora dos horários convencionais.

O marisco e o peixe, sempre frescos, que chegam diariamente à lota do porto alentejano, preenchem grande número das opções contidas na lista de petiscos e de pratos de maior resistência, o que reflete a aposta nos produtos da região.

O safio, peixe que raramente surge na restauração, está em destaque na lista deste restaurante e surge em ensopado ou em feijoada.

Outra opção interessante, que se destaca entre propostas de caráter mais banal, é o polvinho na caçarola. Um estatuto diferenciador que pode igualmente ser aplicado à sugestiva feijoada de barrigas de atum.

Noutro capítulo da lista, destacam-se as febras ao alhinho e as saborosas tiras de carne de vaca com especiarias.

Referência ainda para o pica pau de vitela com molho de cerveja, ideal para um encontro convivial à mesa.

Doçaria habitual. Boa garrafeira, com maioria dos vinhos alentejanos. Serviço simpático neste espaço agradável e com saborosas opções para todos os momentos. Restaurante O Murta, em Sines.

Localização: Sines

Telef.: 269 635 289

Continuar a ler