Sede da RTP alvo de buscas por suspeita de abuso de poder

Buscas realizadas esta terça-feira envolveram procuradores do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora.

A sede da RTP está, esta terça-feira, a ser alvo de buscas por parte do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, confirmou à TSF a Procuradoria-Geral da República.

Fonte da RTP adiantou à TSF que as buscas surgem no âmbito de factos relativos a 2012 e que envolvem a Câmara Municipal de Santarém.

Em comunicado, a "RTP confirma que o Juízo de Instrução Criminal de Évora mandou realizar buscas e apreensões na sede da empresa, durante esta manhã".

Acrescenta que "a investigação reporta a factos de 2012 e encontra-se relacionada com a empresa municipal Águas de Santarém e com o programa Justiça Cega" e que a RTP "está a colaborar com as autoridades e aguarda serenamente o decorrer da investigação".

A estação pública refere ainda que "até ao momento ninguém da RTP foi constituído arguido.

O DIAP de Évora esclareceu, numa nota informativa publicada no seu site, que foram "realizadas diligências de busca e apreensão de elementos de prova em Lisboa, nas instalações da RTP - diligência presidida pelo juiz de instrução - e, em Santarém, nos serviços de empresa municipal Águas de Santarém".

De acordo com a nota, estão a ser investigadas "as circunstâncias em que uma empresa municipal efetuou o pagamento de duas faturas relativas aos custos associados à gravação de um programa de informação da RTP em que era comentador residente remunerado um administrador da empresa municipal referida".

Adianta o DIAP de Évora que, tendo em conta a "denúncia apresentada e os elementos de prova já recolhidos, os factos terão ocorrido em 2012, podendo estar em causa, eventualmente, a verificação do crime de abuso de poder".

[Notícia atualizada às 20h00]

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de