Lisboa quer fixar alunos internacionais

O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, disse esta quinta-feira, na Manhã TSF, que Lisboa para crescer tem de saber "reter talento e criatividade".

"Hoje em dia é fundamental a capacidade das cidades para terem futuro, para terem competitividade, para crescerem, reter talento, reter criatividade. Para nós, e em particular para Lisboa, para o posicionamento que nós queremos ter, é fundamental essa capacidade, defendeu Duarte Cordeiro em entrevista na Manhã TSF.

Duarte Cordeiro defende que Lisboa tem de saber fixar alunos internacionais a pensar no futuro

00:0000:00

O número dois da autarquia Lisboeta admite, no entanto, que há vários desafios a superar, como "o envelhecimento da população, a questão do "brain drain", ou seja, nos últimos anos, e especialmente na crise, assistimos a uma saída de quadros qualificados, de jovens qualificados portugueses".

Duarte Cordeiro considera que tendo em conta que só este ano são esperados 15 mil estudantes internacionais em Lisboa, é necessário "ter a capacidade para atrair e reter talentos". O autarca vê os estudantes internacionais como "uma oportunidade para o país ter quadros qualificados, aumentar a internacionalização, porque isso acaba por atrair empresas".

Questionado sobre a opinião de José Eduardo Martins do PSD, que na Manhã TSF afirmou que "em Lisboa falta oposição", Duarte Cordeiro discorda totalmente.

Duarte Cordeiro considera que há oposição na Câmara de Lisboa

00:0000:00

"Não só há oposição, como há uma atitude muito construtiva no trabalho com essa oposição. Queixam-se os outros municípios do excesso de notícias de Lisboa, quer da oposição quer do próprio município. Portanto, vá comparar Lisboa com qualquer outra cidade a nível de notícias de outros partidos que não do município e depois diga-me se há falta de oposição. Agora, se nós temos essa capacidade de ir trabalhando, afirmando a nossa posição e formando a nossa agenda... isso não é falta de oposição, se calhar é mérito nosso".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de