O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) esteve para arrancar em 2010 mas só em janeiro vai estar a funcionar a 100% já que só até lá devem ser instalados 30 novos radares fixos e as 50 novas cabines que os vão albergar, num sistema rotativo.
A notícia foi avançada esta manhã pelo jornal Público que revela que vai ser a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) quem vai gerir o sistema e deverá partir dela o pedido para que, a cada seis meses, 15 dos radares mudem de sítio. Assim, os condutores nunca saberão quais as cabines que têm os radares a funcionar.
O que não vai ser segredo é a localização das 50 cabines que albergam os radares. Segundo o diário, estas estruturas vão estar distribuídas por 25 vias nacionais, desde auto-estradas, estradas nacionais, itinerários principais (IP) e complementares (IC).
O SINCRO vai juntar-se aos radares móveis usados pela PSP e pela GNR e aos 18 radares fixos que atualmente estão em funcionamento e que são geridos pelas forças policiais.