A eleição aconteceu na noite de terça-feira em sessão da Assembleia-Geral, em Nova Iorque. Patrícia Galvão Teles é doutorada e professora universitária de Direito Internacional. É também consultora jurídica do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Foi eleita com 151 votos dos 193 membros das Nações Unidas.
As primeiras mulheres só foram eleitas para esta Comissão em 2001. Uma delas foi a portuguesa Paula Escarameia, a primeira jurista a representar Portugal neste comité de peritos independentes.
A Comissão de Direito Internacional tem como missão "apresentar estudos e fazer recomendações", para "encorajar o desenvolvimento progressivo do Direito Internacional e da sua codificação".
Esta sexta-feira, na Manhã TSF, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que a escolha de Patrícia Galvão Teles mostra, mais uma vez, a boa imagem que Portugal tem no mundo.
Augusto Santos Silva e a boa imagem de Portugal
Augusto Santos Silva explica que é da Comissão de Direito Internacional da ONU que saem convenções como a de Viena. Esta define as regras das relações diplomáticas entre os vários países. E de que muito se tem falado a propósito do caso que envolve os filhos do embaixador do Iraque, numa agressão a um jovem em Ponte de Sôr.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Augusto Santos Silva explica Comissão de Direito Internacional