Marcelo visitou feridos e ficou impressionado com bombeira que quer regressar

O presidente da República visitou a unidade de queimados e as urgências do Hospital de Coimbra. "Esta instituição não só esteve à altura das circunstâncias como se excedeu", vincou.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Coimbra para visitar as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande e ficou particularmente impressionado com uma bombeira, que quer voltar ao combate às chamas.

"Num momento muito difícil, de facto esta instituição não só esteve à altura das circunstâncias como se excedeu", vincou Marcelo Rebelo de Sousa, falando aos jornalistas no final de uma visita de cerca de 45 minutos à unidade de queimados do CHUC e ao serviço de urgências.

O presidente da República revelou ainda que esteve à conversa com os feridos que sobreviveram ao inferno das chamas. "Cada um deles, à sua maneira, contou a sua experiência. Como foi, onde estava, o que lhe aconteceu, como pôde sair ou fugir", contava o presidente da República. "Uns com mais sorte, outros com mais determinação. Vários deles com idades elevadas. E, depois, todos muito conscientes de que havia um processo de recuperação. Estavam melhor."

Marcelo Rebelo de Sousa, que tem acompanhado de perto o flagelo dos incêndios que têm assolado o distrito de Leiria, ficou impressionado com uma bombeira ferida. "Uma grande vontade, que me impressionou, de voltar ao serviço. Ela só dizia e repetia, muito comovida aliás, que queria voltar ao serviço. Essa era a preocupação dela, sabia que tinha colegas que continuavam a lutar e combater as chamas e ela queria estar ao lado deles. Isso é muito impressionante."

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 130 feridos, segundo um balanço provisório divulgado na segunda-feira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de