- Comentar
O Departamento Nacional de Mulheres Socialistas do PS "repudia de forma veemente" os programas que estrearam domingo à noite na SIC e na TVI em que homens procuram mulheres para casar ou namorar.
"Quem Quer Casar Com o Meu Filho?" e "Quem Quer Namorar Com o Agricultor?" têm gerado críticas e Elza Pais, presidente da estrutura feminina do Partido Socialista, confessa à TSF que ficou espantada com "tudo" o que se viu nestes programas: "Imagens estereotipadas de género que contrariam o princípio da igualdade constitucionalmente garantido".
A dirigente socialista diz que não querem colocar em causa o princípio da liberdade de imprensa, "mas no cumprimento da liberdade de imprensa, estes estereótipos não deviam ser veiculados pela própria imprensa". "Há limites que não podem ser ultrapassados", afirma.

( Pedro Rocha / Global Imagens )
© Pedro Rocha / Global Imagens
Elza Pais diz que estes programas merecem o "mais veemente repúdio das Mulheres Socialistas: as imagens de mulheres submissas e homens que as escolhem,... como também mulheres sujeitas, inclusivamente, à opinião de outra mulher, a hipotética futura sogra..."
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Razões e limites alegadamente "ultrapassados", que levam o Departamento Nacional de Mulheres Socialistas do PS a pedir uma reação à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) da Presidência do Conselho de Ministros, à semelhança do que aconteceu no passado.
O jornalista Nuno Guedes resume as críticas da mulheres do PS
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) confirmou à TSF que recebeu já nesta segunda-feira queixas a propósito dos programas "Quem quer casar com um Agricultor?" e "Quem quer casar com o meu filho?", sem adiantar, no entanto, o número de participações em causa.
Falando em "machismo e sexismo em todo o seu esplendor", a associação feminista Capazes já apelou ao boicote destes reality shows, sublinhando que "dois dias depois de assinalarmos com estrondo o Dia Internacional das Mulheres e a importância da luta pela Igualdade, a TVI e a SIC apresentam dois formatos absolutamente degradantes para as mulheres. Programas em que as mulheres são postas a competir pelo macho Alfa e pelo seu dote, sujeitando-se às maiores humilhações e fazendo-nos, a todas e todos, recuar ao século passado."