Na capital da sopa da pedra há algo mais para saborear

A sopa da pedra é o ex-líbris gastronómico de Almeirim, cidade onde um restaurante marca a diferença pela cozinha tradicional que oferece. Com qualidade e um toque contemporâneo.

Em tempos que já lá vão, foi considerada a Sintra de inverno, pois a corte para lá se retirava, procurando repouso.

O cenário é hoje um pouco diferente do século XVI; todavia, Almeirim, no centro do Ribatejo, mantém características muito próprias e arreigadas tradições.

A charneca, os vinhedos e o Tejo moldam um cenário pintado a várias cores, que envolve o casario da cidade conhecida pela famosa Sopa da Pedra.

No centro de Almeirim, mais concretamente, na rua de Coruche, o restaurante Cisco - Cozinha Tradicional foge ao arquétipo local das casas com decoração rústica e onde aquela especialidade é rainha.

Este é um restaurante diferente, de ambiente distinto e sem traços de rusticidade. Espaço elegante, tranquilo e sóbrio, com mesas bem aparelhadas e decoração marcada pelo bom gosto.

À frente da cozinha, o chef Alexandre Dinis, que passou dos cavalos para os fogões, por obra e graça de um concurso televisivo.

O pódio conquistado incutiu coragem para se lançar, há dois anos, no mundo da restauração, na cidade em que a sopa, cuja lendária origem é atribuída ao frade mendicante arregimenta multidões.

Nesta casa, a lista não é muito extensa, mas as sugestões fazem crescer água na boca.

Ovos com farinheira; empadas de lebre ou presunto pata negra são começo prometedor de função.

Sopa de tomate e bochechas de porco estufadas são propostas igualmente saborosas.

Os filetes de peixe-galo, excelentes até no ponto de fritura, acompanhados com arroz de grelos, atingem o estatuto de especialidade, face ao nível alcançado.

O polvo guisado no tachinho e assim servido também é muito recomendável.

Nos pratos de carne, impõem-se o rabo de boi estufado, com puré de batata e as costeletas de borrego com alecrim e mel, acompanhadas com esparregado de boa qualidade.

Para concluir, há bolo de chocolate e um leite-creme, verdadeiramente, divinal.

Garrafeira com mais de meia centena de referências, metade das quais da região Tejo. Serviço simpático neste restaurante que marca, localmente, a diferença. Cisco, em Almeirim.

Onde fica:
Localização:Rua de Coruche, número 121 A, 2080-094 Almeirim
Telef.: 243 595 0963

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de