Os Cantos da Quaresma

Neste programa escutamos os sons mais antigos da tradição das Beiras, intensa expressão da religiosidade popular. Estes cantos, de tons tristes, antecedem as festividades da Páscoa cristã.

Cruzaram-se os destinos de militância cultural de César Prata e Sara Vidal, em nome da música tradicional.

Natural da Guarda, César Prata, especialista na recolha de património imaterial, andou de porta em porta à procura dos sons de outras eras, dos gestos religiosos da tradição.

César Prata faz formação na área da música em instrumentos tradicionais, cultura popular e informática musical. É intérprete vocal e toca, entre outros instrumentos, guitarra, kalimba, sanfona, adufe e percussões.

Sara Vidal, originária da Nazaré, é licenciada em história moderna e contemporânea, na variante de gestão e animação, pelo ISCTE e master em gestão de Bens Culturais pela Universidade da Corunha.

Sara foi profissional de Luar na Lubre, um grupo galego de música tradicional. Hoje participa em diversos grupos de música tradicional portuguesa, é, também, intérprete de voz e toca harpa celta e adufe.

Sara Vidal e César Prata conduziram, no ano passado, para o palco, o património recolhido nas Beiras, expresso nas melodias religiosas, cantadas nos campos e nos templos.

"Cantos da Quaresma" é o título do CD, editado, este ano pela cooperativa cultural "Sons Vadios", que dá a conhecer doze melodias da religiosidade popular, referente às práticas do tempo litúrgico da Páscoa cristã.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de