Petição para referendo precisa de mais de 40 mil assinaturas

No total, são necessárias 75 mil assinaturas para pedir um referendo sobre do Acordo Ortográfico. O grupo de cidadãos que promove a iniciativa lembra que o processo de recolha é difícil, mas espera que em março, já com um novo Presidente da República, tenham alcançado o objetivo.

O grupo de cidadãos que está a tentar arranjar assinaturas para realizar um referendo sobre a revogação do Acordo Ortográfico ainda não chegou a metade do necessário para garantir a discussão. São necessárias 75 mil assinaturas.

Cristina Pimentel, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e dinamizadora deste processo, diz que o processo não é fácil, já que é presencial, mas espera que em março, quando houver um novo Presidente da República, já tenham conseguido as assinaturas necessárias.

Cristina Pimentel espera alcançar o objetivo até março do próximo ano

00:0000:00

Cristina Pimentel não tem encontrado resistência, antes pelo contrário. Há muitas pessoas que querem assinar a petição.

A professora diz que tem encontrado muita gente disponível para esta luta

00:0000:00

A professora considera que este Parlamento é mais sensível a este problema e, por isso, tem esperança que a Assembleia da República tenha "bom senso" para "pelo menos verificar o que é que o povo português pensa" sobre esta matéria.

Cristina Pimentel acredita que o novo Parlamento vai querer ouvir os portugueses

00:0000:00

A recolha começou em abril. De acordo com a Constituição (artigo 115.º - 2), o referendo pode resultar de iniciativa de cidadãos dirigida à Assembleia da República. São necessárias 75 mil assinaturas. Para já os promotores recolheram pouco mais de 30 mil.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de