Quase metade dos condutores não faz "pisca" quando muda de direção

Apenas 51% dos homens assinala a mudança de direção, enquanto 60% das mulheres fazem sempre "o pisca".

Quase metade dos condutores (46%) não assinala a mudança de direção. No dia mundial cortesia ao volante, o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa garante à TSF que muitos portugueses ainda ignoram passadeiras e sinais vermelhos.

"Pouco mais de metade das pessoas (54%) faz pisca quando muda de direção. Há quase 46% que não o faz. Quando mudam de direção para a direita, 50% faz e 50% não faz. Quando viram para a esquerda, há uma percentagem maior que faz, porque quando viram para a esquerda, normalmente vão cruzar-se com pessoas que vêm em sentido contrário", adianta José Miguel Trigoso.

José Miguel Trigoso sublinha que os homens são quem mais desrespeita esta regra: "Em termos médios, os homens fazem só 51%. Nas mulheres, observámos 60% das mulheres a fazerem pisca."

Quanto a parar nas passadeiras, os números são mais animadores: "Quando se aproximam das passadeiras com peões, nós verificamos que cerca de 75% para para deixar passar o peão. Há, no entanto, uma percentagem muito significativa (25%) que obriga o peão a parar ou a correr mais depressa, porque força a passagem do peão na passadeira quando ele lá passa", remata.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de