No IPO do Porto, os trabalhadores fazem pausas para ginástica e alongamentos.
Sonae, Grupo Salvador Caetano, Águas do Porto, Hospital de São João e IPO são algumas das instituições que vão estar presentes a falar de temas como o bem-estar, a gestão de stress, ergonomia, felicidade e criatividade.
O fórum, que vai acontecer na FEUP, é organizado pela ARYON - Associação Regional do Yoga Galaico Duriense e Grande Porto. Catarina Ferreira, da Confederação Portuguesa de Yoga, sublinha que o bem estar no local de trabalho potencia a produtividade: "Nós apercebemo-nos que uma instituição que tenha os seus recursos motivados, saudáveis, felizes, que compreendem os objetivos da empresa, vestem a camisola, têm muito melhores resultados. São empresas com grande criatividade e eficiência".
Catarina Ferreira, da Confederação Portuguesa de Yoga, sublinha que o bem estar no local de trabalho potencia a produtividade
É isso que vai estar em debate nesta conferência. Uma das organizações que vai estar presente é: o IPO do Porto, onde os trabalhadores fazem pausas para fazer alguma ginástica e alongar.
Ouça a reportagem de Bárbara Baldaia e Joaquim Dias no IPO do Porto
"Temos tarefas que implicam posturas bastante repetitivas, o que pode conduzir a lesões músculo-esquléticas no longo prazo". Marta Mendes, a coordenador do Gabinete de Segurança no Trabalho do IPO, explica que estas pequenas aulas durante o horário de trabalho são orientadas por uma funcionária do IPO: "Em quase todos os serviços há alguém que pratica desporto e que acaba por nos ajudar nesse projeto que não implica grandes custos para a instituição e que possibilita organizar pausas de acordo com a atividade dos serviços".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ana Tavares disponibilizou-se para ser a promotora de saúde no trabalho do Serviço de Anatomia Patológica. Ela pratica ballet e desde há um ano que traz para o IPO alguns exercícios de fácil execução. "Alongamentos, reforço muscular das áreas que estão em maior tensão durante o trabalho. São 15 minutos num ambiente que dá para descontrair e fazer uma pausa".
A técnica Fernanda Silva, sempre que pode, faz estas aulas de ginástica ergonómica: "Para além do físico, melhora as relações interpessoais, porque as pessoas estão um bocadinho paradas e aqui conversam sobre outras coisas e brincam um bocadinho".
A coordenadora do Gabinete de Segurança no Trabalho não tem dúvidas de que este tipo de atividades aumenta a produtividade. "Se as pessoas estiverem mais bem dispostas, produzem mais".
Menos tensão muscular, menos queixas, melhor disposição. São intervalos no serviço que podem ajudar a trabalhar mais e melhor.
No evento de sábado, na FEUP, vai haver um espaço dedicado aos filhos dos participantes - com aulas de Yoga - e no final do evento uma aula do Yoga para adultos.