Faltam vacinas para a Hepatite A em Portugal

O Infarmed garante que não existe uma rutura de stocks, mas admite que as vacinas não são suficientes para o recente aumento da procura.

O surto de hepatite A, conhecido ontem, está a provocar problemas com as vacinas contra a doença.

O Infarmed confirma à TSF que o abastecimento é insuficiente, dada a procura repentina, depois de conhecido o surto que já foi detetado em 115 doentes, desde o início do ano.

A autoridade do medicamento em Portugal garante que não existe uma rutura de stocks, mas admite que há dificuldades em dar resposta à procura dos utentes.

O Infarmed sublinha que se trata de um problema a nível europeu e que esteve reunido ontem à noite, com as empresas fabricantes da vacina contra a hepatite A, para tentar encontrar uma solução para o problema.

De acordo com a Direção Geral da Saúde, "no ano passado na Europa começou-se a assistir a esta atividade anormal da doença. Parece ter tido origem na Holanda e espalhou-se depois para outros países. O Reino Unido foi o primeiro a reportar um aumento do número de casos e, atualmente, são cerca de 13 países que reportam este aumento, incluindo Portugal", explicou ontem à agência Lusa a diretora do programa nacional para as hepatites virais da Direção-geral da Saúde (DGS).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de