Governo promete que em 2017 não haverá portugueses sem médico de família

Promessa surge no dia em que a TSF lança mais uma pergunta aos partidos: Quando é que todos os portugueses vão ter médico de família?

O Ministério da Saúde promete dar médico de família, nas próximas semanas, a mais 450 mil portugueses. A informação foi avançada esta manhã à TSF pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), tutelada pelo governo.

Paulo Macedo, Ministro da Saúde, explica que foram contratados todos os médicos disponíveis

00:0000:00

Em 2017, o governo estima que todos os portugueses terão médico de família

00:0000:00

A explicação do ministério diz que vai ser possível chegar a estes números devido à contratação de 237 médicos que obtiveram a especialidade e cujo processo entrou na fase de conclusão na passada semana, mas também à entrada de pouco mais de cem médicos que obtêm a especialidade este mês.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, diz que só por "incompetência" é que na próxima legislatura não haverá médico de família para todos os portugueses

00:0000:00

José Manuel Silva não se pode queixar de falta de médicos

00:0000:00

Como cada médico terá uma lista de 1900 utentes, "gradualmente nas próximas semanas" vai existir "a atribuição de um médico de família a cerca de 450 mil utentes". Além desta previsão para o futuro próximo, o Ministério da Saúde garante que mais perto de 100 mil portugueses passaram a ter médico de família nos últimos 2 meses.

Os últimos números divulgados pela ACSS, a 27 de agosto, apontavam para 1,192 milhões de utentes sem médico de família. Agora, os esclarecimentos enviados à TSF dizem que em julho esse valor já ia em 1,147 milhões e está, hoje, nos 1,066 milhões.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de