"Há um subfinanciamento do SNS"

Francisco George, ex-diretor-geral da Saúde, considera, na TSF, que há um problema no orçamento do Serviço Nacional de Saúde e que os governantes têm de tirar consequências do debate público.

Francisco George acredita que há um problema de orçamento no Serviço Nacional de Saúde. O antigo diretor-geral da Saúde admitiu concordar com António Arnault, o "pai" do SNS, que, em entrevista à TSF, afirmou que há um problema de financiamento do sistema.

António Arnault criticou aquilo a que chama "promiscuidade" entre os setores público e privado, na Saúde em Portugal e sublinhou a necessidade de melhor a qualidade do Serviço Nacional de Saúde.

"Há um subfinanciamento. Há um problema de orçamento para fazer funcionar, em termos de qualidade, o Serviço Nacional de Saúde", disse à TSF Francisco George.

O atual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa considera, no entanto, que também se pode fazer mais do que é feito no SNS, com a mesma despesa. "É possível melhorar a eficiência e, portanto, diminuir as despesas", referiu.

Ouvido no Fórum TSF, Francisco George considera que é muito importante que os governantes participem no debate sobre o Serviço Nacional de Saúde e que desse debate se tirem consequências.

"É absolutamente obrigatório, em nome do interesse público, que estas questões sejam resolvidas à luz dos princípios da transparência", disse Francisco George. O antigo diretor-geral da Saúde deixa o aviso: "É bom que os governantes estejam presentes, estejam atentos, mas que depois resolvam".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de