Cuidar dos pés é tão importante como cuidar dos dentes

"É muito comum haver sessões de sensibilização nas escolas de médicos dentistas, estudantes de medicina dentária e higienistas orais, eu estou a fazer este paralelismo com a podologia", explica o podologista Francisco Freitas.

Os pés e a postura devem ser levados a sério e foi a pensar nisso que o Centro de Podologia de Famalicão decidiu avançar com ações de sensibilização no concelho. Francisco Freitas, o responsável pelo Centro organizou pequenas palestras para as crianças nas quais são apresentadas as principais doenças do pé e da postura na infância.

Nestas sessões chama-se a atenção para os cuidados a ter com a saúde dos pés e para a necessidade de todos termos uma postura correta.

Ao TSF pais e filhos, o podologista Francisco Freitas lembra que os cuidados com os pés são tão importantes como outros tipo de cuidados, dá o exemplo dos dentes e afirma que um problema nos pés pode repercutir-se mais tarde. "Rastreio não é consulta, rastreio é uma avaliação limitada, mas podemos detetar algum tipo de alterações que podem repercutir-se na criança, por exemplo estamos a falar na idade escolar e pré-escolar, pode sensibilizar-se a criança para ter uma marcha correta, um apoio correto que vai influenciar a marcha na idade adulta", explica.

Até agora, já foram realizadas sessões com dezenas de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo da Escola Básica de Lousado e a ideia é alargar a todo o concelho.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de