Novo inquérito ao Hospital de São José

Para além da Inspeção Geral das Atividades em Saúde e do Ministério Público, também a Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito na sequência da morte de David Duarte.

A abertura do inquérito foi decidida depois de a ERS ter verificado que não foi cumprida uma recomendação feita pelo regulador em julho para que o Hospital de São José transferisse os doentes com rutura de aneurisma cerebral para outras unidades de saúde com capacidade para tratar a doença ao fim de semana.

A Entidade Reguladora da Saúde quer perceber porque é que a recomendação não foi seguida.

Na base desta recomendação, feita em julho, está uma notícia do início de 2015. Nessa altura era revelado que os doentes que dessem entrada no Hospital de São José às sextas-feiras, a partir das 16:00, com rutura de aneurisma cerebral, só na segunda-feira seguinte seriam alvo de tratamento.

Em resposta enviada à Entidade Reguladora da Saúde, o Centro Hospital de Lisboa Central, confirmava que as duas especialidades médicas responsáveis pelo tratamento destes casos, neurocirurgia vascular e neuroradiologia, estavam suspensas ao fim de semana desde 2013 e 2014.

Para fazer face a esta lacuna, o Centro Hospitalar, acrescentava que tinha instituído como prática manter os doentes sob medidas de controlo clínico e terapêutico até ao tratamento do aneurisma. Nos casos mais graves, era assegurado o tratamento pelas equipas de neurocirurgia de urgência.

Apesar das garantias, a Entidade Reguladora da Saúde acabaria, em julho último, por recomendar ao Hospital de São José que transferisse os doentes com rutura de aneurisma cerebral para outras unidades de saúde com capacidade para tratar a doença ao fim de semana.

A recomendação não foi seguida no caso de David Duarte.

O jovem de 29 anos foi transferido do Hospital de Santarém para o Hospital de São José no dia 11 de dezembro, sexta-feira, e aí ficou a aguardar por tratamento até à segunda-feira seguinte, acabando por morrer na madrugada de 14 de dezembro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de