Saúde alerta: portugueses precisam de mais potássio

Direção-Geral de Saúde ensina estratégias para ingerir mais potássio no dia-a-dia.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) lança esta terça-feira um manual sobre a "A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial", numa altura em que mais de um em cada três portugueses adultos sofrem de hipertensão.

O documento sublinha que o potássio "é um mineral essencial na regulação da pressão arterial, mas frequentemente esquecido, tanto por profissionais de saúde como pela população em geral".

O diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Pedro Graça, recorda à TSF que nos últimos anos tem-se apostado muito no combate ao excesso de sódio na alimentação dos portugueses (somos dos que ingerem mais sal no dia-a-dia), mas há o outro lado desta 'guerra' contra a hipertensão: além de menos sal na comida, é preciso ingerir mais potássio, num objetivo que tenta ser atingido com este manual que dá conselhos práticos.

No fundo, ingerir potássio ajuda a compensar o excesso de sal, com o manual a recordar que este mineral "está presente em todos os alimentos de origem natural destacando-se raízes e tubérculos amiláceos, hortícolas, frutas, cereais integrais, laticínios e café".

No entanto, na confeção dos alimentos o potássio tem perdas muito significativas, nomeadamente para a água de cozedora (em certos alimentos pode chegar aos 70%), pelo que o manual aconselha que se usem métodos de confeção que conservem a água de cozedura, como por exemplo, a sopa de hortícolas e os estufados.

O documento disponível no site do Programa Nacional aconselha ainda a diminuir o tempo de cozedura dos alimentos, diminuir a quantidade de água de cozedura e a quantidade de sal adicionada, além de cozinhar os alimentos em porções maiores.

Pedro Graça recorda que "quanto maior a desproporção entre a ingestão do sal e do potássio, maior o risco de sofrer um evento cardiovascular, razões que o levam a destacar a importância de "aumentar o consumo de potássio e reduzir o consumo de sódio".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de