Terapeuta digital, a plataforma que permite fazer fisioterapia em casa

A ideia é da Startup portuguesa Sword Health, que criou o terapeuta digital. Uma plataforma que permite a qualquer pessoa fazer fisioterapia em casa com acompanhamento médico em tempo real.

A tecnologia já está a ser usada no Centro Hospitalar de Leiria e em serviços clínicos de países como os Estados Unidos, África do Sul ou Austrália.

Virgílio Bento, fundador da empresa, que garante que o terapeuta digital consegue melhores resultados e com menos custos do que o sistema tradicional.

"O terapeuta digital é uma conjugação de dois elementos: um sensor, que colocamos na parte do corpo que queremos reabilitar e a partir daí digitalizamos o movimento. E com um tablet, que através de inteligência artificial permite perceber o movimento do paciente. Através da interface áudio e visual do tablet é acompanhada toda a sessão e é possível verificar se o movimento é bem executado ou não. Por exemplo, levantar uma perna... é possível ver o ângulo, a rapidez do movimento, etc.".

A Sword Health testou o sistema com um grupo de 120 pacientes e a taxa de sucesso foi de 93%. "Funciona, é mais rápido e permite diminuir os custos do Serviço Nacional de Saúde", diz Virgílio Bento.

A Plataforma digital está desde o início do ano a ser aplicada no Centro Hospitalar de Leiria, o objetivo é alargar a experiência a outros hospitais. Também já está a ser usada pelos serviços de saúde de países como Estados Unidos, Austrália, Noruega, África do Sul, México e Japão.

A Sword Health acaba de conseguir captar um investimento superior a 3,7 milhões de euros para poder desenvolver novas terapias digitais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de