A autoestrada liga Coimbra à Figueira da Foz.
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A Brisa, concessionária da via, decidiu "fazer o corte total" da circulação automóvel na A14 entre Montemor-o-Velho e Vila Verde, disse à agência Lusa fonte da empresa.
O trânsito foi totalmente interrompido pelas 08:30 de hoje, referiu a mesma fonte, considerando que "a situação evoluiu para a hipótese com maior impacto", que é a interdição total do trânsito.
Em declarações à TSF, o porta-voz da Brisa, diz quais as alternativas para quem sai da Figueira da Foz. "Uma alternativa é a A17 até ao nó do Louriçal. A Brisa em coordenação com a GNR está a identificar outros percursos alternativos entre a Figueira da Foz e Coimbra".
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Franco Caruso, porta-voz da Brisa, diz quais as alternativas à A14
A concessionária mantém a previsão de serem necessárias seis a sete semanas para reparar a via e restabelecer a normalidade da circulação, embora ainda não disponha de todos os dados necessários para poder adiantar um prazo com mais rigor.
"A Brisa vai trabalhar para resolver a situação o mais rapidamente possível", sublinhou.
As obras avança este domingo, mas devem demorar cerca de sete semanas
O piso da A14 na zona de Montemor-o-Velho aluiu, no sábado, pelas 17:44, sem provocar feridos ou danos materiais em viaturas, mas obrigando à interrupção do trânsito no sentido Coimbra-Figueira da Foz e à circulação limitada a uma via no sentido contrário.
Durante a noite, os técnicos da Brisa deslocados para o local concluíram pela necessidade de encerrar o trânsito nos dois sentidos.
Uma alternativa àquela via é a A17, entre a Figueira da Foz e Louriçal, o IC8 até Pombal e, depois, a A1.
A alternativa natural à A14 seria a antiga Estrada Nacional (EN) 111, mas esta via também está interrompida, devido a obras, restando a possibilidade de adotar trajetos secundários, normalmente conhecidos por estradas do campo.
A Câmara da Figueira da Foz, responsável pelo troço da antiga EN111 em obras, vai tentar criar condições para que seja possível utilizar esta via no mais breve curto espaço de tempo.