Associação Portuguesa de Segurança alerta para medidas de proteção junto às barragens

Em Portugal, todas as novas barragens já incluem um sistema sonoro de alerta. Mas a instalação deste sistema nas barragens mais antigas ainda está a decorrer.

Não resultou em Brumadinho, mas as sirenes podem ajudar a salvar vidas no caso da rutura de uma barragem. A tragédia no Brasil provocou até agora mais de 150 vítimas mortais, havendo ainda mais de 180 pessoas desaparecidas.

A Associação Portuguesa de Segurança alerta para a importância das medidas de proteção sobretudo para quem vive junto às barragens. A população deve procurar informação junto das autoridades municipais.

"Pensamos sempre que não acontece connosco mas de facto aquilo que vimos em Brumadinho também não era de todo esperado. Foi repentino", disse Susana Casinha.

Mas afinal quais são os sinais que a população deve estar atenta?

"O que está definido pela Proteção Civil é um tipo de comunicação de sinalização. Então, será um sinal intermitente no caso de ser necessário uma retirada da população. E será um sinal contínuo que dura dois minutos se for efetuada alguma descarga da barragem", explica Diretora-geral da APSEI.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de