rede transnacional

GNR desmonta rede de jogo ilícito numa das "maiores operações de sempre"

A receita gerada pela rede transnacional, estima a GNR, terá rondado os 80 milhões de euros.

A GNR fala de uma das maiores operações - senão a maior operação - de sempre de combate ao jogo ilícito, através de plataformas online e jogos de fortuna e azar realizado em Portugal.

A operação envolveu a Unidade de ação fiscal e o comando territorial de Setúbal da GNR e contou com o apoio de outras entidades , nomeadamente da Europol. Helder Barros, o porta-voz da GNR revela que em causa estava uma rede transnacional.

"Estamos a falar de uma investigação que permitiu identificar uma rede com uma dimensão transnacional que operava simultaneamente em vários países de três continentes diferentes - Europa, África e América do Sul"

A rede explorava "domínios que estavam sediados em servidores identificados e também software destinado ao desenvolvimento de jogos de fortuna e azar, de lotarias e também de apostas desportivas, que eram depois baseadas na disponibilização de hardware, portanto, nas máquinas de jogo a uma extensa teia de operadores locais e também de exploradores de estabelecimentos de restauração e bebidas"

A receita gerada pela rede, estima a GNR, terá rondado os 80 milhões de euros "sobre a qual se defraudou o pagamento dos impostos que eram devidos a cada um dos países".

A investigação da GNR começou há ano e meio e culminou nos últimos dias com várias detenções e vários arguidos: " a constituição de 14 sociedades comerciais como arguidas, para além de 93 pessoas singulares, de quatro nacionalidades diferentes - Portugal, Brasil, Luxemburgo e Suíça - e a consumação de 30 detenções em território nacional e uma detenção no Luxemburgo".

Para além disso, foram apreendidos, "cerca de 600 mil euros em numerário, aproximadamente três mil dispositivos informáticos que eram destinados à prática do jogo ilegal - entre computadores, tablets, telemóveis, servidores, etc. - mais de oitenta veículos de gamas média e alta e também 22 armas de fogo e cerca de 200 munições."

  COMENTÁRIOS