Marinha inativa projéteis de artilharia enterrados em Setúbal

Objetos estavam enterrados a sul da barra do porto de Setúbal e foram avistados por equipa de arqueólogos.

Mergulhadores da Marinha inativaram dois projéteis de artilharia que estavam enterrados a sul da barra do porto de Setúbal, que tinham sido avistados por arqueólogos a trabalhar no local, anunciou esta segunda-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

"A ação surgiu na sequência de um relato de avistamento de um possível engenho explosivo, efetuado por uma equipa de mergulhadores arqueólogos civis a trabalhar naquela área", refere a AMN em comunicado.

Após várias horas de buscas, na área assinalada, os Mergulhadores Sapadores da Marinha detetaram e identificaram dois projéteis de artilharia enterrados no local, que foram "prontamente inativados".

"Alerta-se para o perigo inerente a este tipo de engenhos que são, por vezes, encontrados na nossa costa, normalmente com alto grau de corrosão, pelo que qualquer avistamento deverá ser sempre relatado à Autoridade Marítima Nacional e tratado como sendo um engenho explosivo real e perigoso, não devendo ser manuseado ou movimentado", acrescenta.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de