Sindicato satisfeito com "forte adesão" à greve na Autoeuropa

Está em curso a primeira greve em 26 anos de história da Autoeuropa.

Os trabalhadores da Autoeuropa iniciam às 23h30 desta terça-feira (dia 30) um dia de greve contra os novos horários de três turnos e trabalho aos sábados.

"Este turno da noite não chega a ter 100 trabalhadores, no entanto os autocarros praticamente vinham vazios", disse à TSF José Carlos Silva, dirigente Fiequimetal - Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas.

O sindicalista refere uma "forte adesão no turno da noite" e diz esperar que esta quarta-feira se registe uma "paralisação grande".

"Para começar é já um excelente sinal e demonstra que os trabalhadores se estão a identificar plenamente com os objetivos desta greve".

Os cerca de 3.000 trabalhadores que participaram nos plenários realizados na segunda-feira aprovaram uma resolução a confirmar a rejeição dos novos horários, particularmente pela imposição do trabalho aos sábados, e a realização da greve convocada para hoje, que já terá afetado o turno que teve início às 23:30 de terça-feira.

As compensações financeiras prometidas pela administração da Autoeuropa pela implementação dos novos horários, que incluíam aumentos salariais, um adicional de 175 euros por mês e mais um dia de férias, não foram suficientes para demover os trabalhadores da Autoeuropa.

O Sitesul, sindicato mais representativo na Autoeuropa, afeto à CGTP, alega que não se trata apenas de uma questão de dinheiro e defende a negociação de novos horários que mereçam o acordo da empresa e dos trabalhadores.

Na terça-feira, os sindicatos pediram uma reunião urgente à administração da Autoeuropa, mas, segundo o sindicalista Eduardo Florindo, não obtiveram resposta até ao início da greve.

Fonte da empresa disse à agência Lusa que a administração da Autoeuropa só vai pronunciar-se depois da greve, que termina às 00:00 de quinta-feira.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados